domingo, 18 de novembro de 2012

REFLEXÃO SOBRE O CURSO


Esse curso proporcionou-me uma experiência diferente em relação a trabalho em grupo. Devo confessar que não gosto de trabalho em grupo porque às vezes não temos tempo de acessar o ambiente virtual de aprendizagem, mas a consciência fica pesada já que outras pessoas precisam de nós. Aconteceu com frequência em relação à Claislie (eu até aprendi escrever o nome dela!), ela conseguia postar por dia umas 5 mensagens, e eu só tinha à noite para responder tudo. O interessante é que apesar das distâncias entre as cidades, nenhum relacionamento pessoal com as colegas, ainda assim foi possível um trabalho satisfatório.
Eu já tinha meu blog pessoal (se quiser visitar http://jodantas.spaceblog.com.br/ ) e no meio do ano eu fiz um blog para minha escola e comecei a administrá-lo (http://zulmirasalles.spaceblog.com.br/ ). Quando vi que íamos trabalhar com blog, pensei que ia ser fácil, mas eu não sabia o que me aguardava. Era um blog comunitário! Até minhas amigas da escola já tinham combinado que eu ia ajudá-las, mas não foi possível. É verdade que aprendi algumas coisas, por exemplo, dividir tarefas e será muito útil no blog da escola, vou convidar alguns professores para serem autores comigo.
Quero mencionar também o nível de exigência da nossa tutora. Nós éramos 3 colegas de escola fazendo o curso, cada uma em uma turma diferente. Fazíamos as atividades juntas, respondíamos, discutíamos e depois postávamos. As duas sempre conseguiam maior nota que eu. Nenhuma delas teve que refazer as atividades, eu sim.
Achei o conteúdo do curso totalmente pertinente à nossa realidade escolar hoje. O simples fato de usar um blog pessoal e da escola para consultar o roteiro de trabalhos dos alunos – webquest – trouxe mudança no relacionamento dos alunos com a matéria e com a escola. O fato de ter a foto dos alunos que participaram das atividades no blog traz satisfação e sentimento de importância. Percebemos respeito e interesse inclusive por parte dos pais. Foi uma experiência ótima! O próximo passo que quero dar será os próprios alunos fazerem textos para o blog.
O quarto módulo trouxe regras importantes para o trabalho com textos e leitura. Disseminar essas regras entre os colegas de trabalho – professores de Ciências, Matemática, História, Geografia, Educação Física, Arte e Inglês – deve elevar o nível da leitura de uma escola. Vou apresentar essas regras para minha coordenadora.

Nenhum comentário:

Postar um comentário