Texto Colaborativo
Estamos
concluindo o Curso Práticas de Leitura e Escrita na Contemporaneidade. Foram
momentos angustiantes, estressantes, mas com realizações incríveis. Tudo o que
parecia ser impossível de acontecer, trabalhos em grupos, blogs comunitários e
muita leitura e escrita de textos em pleno novembro enquanto preparávamos
provas, corrigíamos e nos preocupávamos com o final de ano.
A
Claislie começou bem nosso texto usando as palavras de Gandhi, “Mantenha seus pensamentos,
palavras, atitudes, hábitos e valores positivos, porque tornam-se seu destino.”
O curso fez isso conosco, não permitiu que disséssemos, “Não podemos!”, “Não dá
tempo!”, “Não damos conta!” A tutora sempre escrevia e se dirigia a nós de
maneira positiva num tom de “Vocês conseguem!” E aqui estamos nós, terminando
nossas tarefas, concluindo esse curso!
A Agnis
comentou que ficou feliz por
participar desse curso. Conseguiu absorver e refletir sobre os assuntos
discutidos e transformá-los em conhecimentos, que utilizará em sua prática
pedagógica, como criar um blog coletivo da sala; propor ainda mais diversas
práticas de leitura, com inúmeros gêneros textuais em diferentes situações
comunicativas; apresentar e trabalhar com gêneros digitais.
Outro aspecto positivo do curso que a Agnis
e com certeza a Claislie, visto ser ela a mais assídua nessa ferramenta, foi o
fórum, no qual tivemos a oportunidade de apresentar nossa opinião, discutir
temas com os colegas, compartilhar práticas pedagógicas de sucesso, ler textos
interessantíssimos e conhecermos pessoas cultas e capacitadas.
A Joelma compartilhou sua experiência com
blogs em sala de aula. Ela já usava um blog com função pedagógica (se
quiser visitar http://jodantas.spaceblog.com.br/ ) e
já administrava o blog da escola onde trabalha (http://zulmirasalles.spaceblog.com.br/ ). Mas acrescentou a surpresa ao entender que trabalharíamos com blog
comunitário! Felizmente, o esforço e companheirismo das colegas tornou possível
essa tarefa. A Claislie pretende continuar usando o blog em suas atividades
pedagógicas, ela terá sucesso em usá-lo, temos certeza.
O conteúdo do curso é totalmente pertinente
à nossa realidade escolar atual. Os relatos das participantes apontam as
ferramentas digitais como motivo de mudança de postura dos alunos e também dos
pais. O uso de blog e webquest trazem sentimentos de satisfação e sentimento de
importância aos alunos, e aos pais, de moderno e atual. A proposta do curso é ler e escrever na contemporaneidade e podemos afirmar que ele nos encaminhou adequadamente para o alvo.
“Se fôssemos capazes de saber quando e onde
voltaremos a nos encontrar, nossa despedida seria menos dolorosa” (Anônimo)

Querida Joelma, quero chamá-la assim sem demagogia, apenas por você ter se tornado uma especial "querida" nesse momento de minha vida.
ResponderExcluirVocê foi muito feliz ao nos retratar, em seu texto final, como um grupo que se ajudou, se apoiou, se superou...
Ser professor, nos dias de hoje, é superar-se a cada dia na busca de não desanimar, de não desisteir, de não deixar-se cair na máxima "quanto pior, melhor".
Este curso veio nos provar que não estamos sós, que cada dia em sala de aula é apenas mais uma batalha da guerra que, com certeza e a ajuda de Deus e das pessoas/anjos que Ele coloca em nossas vidas,VENCEREMOS.